Perguntas frequentes

Listamos aqui as dúvidas mais frequentes dos nossos usuários. Clique nas perguntas para visualizar as respostas. Caso você não encontre o esclarecimento que estava procurando, por favor entre em contato conosco.

Website

1. Para cadastrar as minhas músicas eu preciso separar e identificar a letra e os acordes de cada música?
Não. Basta colar a letra cifrada no Editor de música e clicar no botão Atualizar. Pronto! O ToqueFácil identifica automaticamente a letra e as cifras, e destaca com cores diferentes e personalizadas para facilitar a sua visualização. Você também pode destacar o refrão e as frases em que a segunda voz participa, se for o caso.

2. Cadastrei as minhas músicas. E agora, como faço para tocar e acompanhar?
Após cadastrar as músicas, caso queira tocar e acompanhar pelo site, você precisa criar pelo menos um repertório para que possa abri-lo através do painel de visualização. Dentro de um repertório fica a sequência das músicas na ordem de sua preferência. Pelo aplicativo, basta clicar em Conteúdo para baixar as novas músicas para o seu app e depois acesse as opções Músicas ou Repertórios.

3. Minhas músicas foram feitas no editor de textos. Como transferi-las para o ToqueFácil?
Cada pessoa utiliza uma formatação e layout próprios para montar seus documentos e identificar o título, o artista, o tom, o início e fim da letra cifrada, o uso ou não de capotraste, etc. Por não haver uma formatação padrão, infelizmente não há como fazer uma conversão automática. O usuário deve utilizar o Editor de Música para fazer o cadastramento no modo "copia e cola" ou buscar por músicas e repertórios prontos disponíveis pelos usuários no acervo do site.

4. Ao colar minhas músicas no editor do ToqueFácil, a letra fica desalinhada com as cifras. Por que isso acontece?
Isso ocorre porque o local de onde você copiou a música não foi usada uma fonte do tipo monoespace ou monoespaçada, em que cada caractere possui o mesmo tamanho e ocupa o mesmo espaço. Utilizando fontes monoespaçadas, as letras cifradas das músicas ficarão sempre alinhadas. Exemplos dessas fontes: Courier New e Lucida Console. Nesses casos infelizmente você terá que retirar o excesso de espaços manualmente para corrigir o alinhamento.

5. Estou procurando uma música pela busca do site mas não a encontro. Por quê?
As páginas de busca de músicas e repertórios exibem o material disponibilizado pelos nossos usuários. Certifique-se que esteja digitando corretamente as palavras-chave que procura. Caso não encontre a música desejada, você pode cadastrá-la rapidamente pois o processo é muito simples. Basta colar a letra cifrada no Editor de Música que o ToqueFácil identifica automaticamente a letra e as cifras, e as destaca com cores diferentes.

6. Preciso de músicas atuais, mas pode demorar até eu reunir tudo o que preciso. Existe uma maneira mais rápida de fazer isso?
Sim. Na página de busca de repertórios do site, digite o que você está procurando. Selecione o repertório de sua preferência dentre os vários disponibilizados pelos nossos usuários e clique no botão ajuda. Pronto! Agora você tem a sequência daquele repertório e todas as músicas que o compõem. Baixe para o aplicativo ToqueFácil e dê aquele show!

7. Durante a edição, minhas músicas ficaram com as frases um pouco longas. Vou conseguir visualizar os repertórios tanto em monitores grandes quanto em celulares?
Sim. O editor de música disponibiliza uma janela para edição proporcional ao tamanho do monitor do pc ou do notebook que você está usando. O painel de visualização vai dimensionar o conteúdo da música conforme a resolução do monitor ou da tela do seu dispositivo móvel. Tablets e celulares geralmente possuem resolução menor que os monitores de pc e notebooks. Por isso, se pretende visualizar suas músicas também em dispositivos menores, evite frases muito longas durante a edição das músicas para que possa visualizá-las do mesmo modo que você as editou.

8. Pretendo cadastrar minhas músicas mas o artista que procuro não aparece na lista. Como faço?
Limitamos os artistas a uma lista para mantermos o padrão dos nomes. Se fosse de preenchimento livre teríamos várias formas diferentes para identificar o mesmo artista. Isso dificultaria a busca de músicas pelo nome do artista. Sempre que quiser incluir novos artistas, nos envie os nomes através da página Contato que adicionaremos na lista padrão. Constantemente fazemos novas adições. Você também pode escolher o artista Outro caso não encontre o nome desejado na lista.

9. Se eu colocar uma música privada dentro de um repertório público ela será copiada? Como isso funciona?
Sim. Por padrão, músicas e repertórios são marcados como públicos e ficam visíveis para que outros usuários possam copiá-los através das páginas de busca do site. Para conteúdos privados, desmarque a opção Edição pública nas páginas de edição. A música privada é copiada junto com o repertório somente quando esse repertório estiver marcado como público. Músicas privadas que não fazem parte de nenhum repertório ou integram apenas de repertórios privados não podem ser copiadas. Logo, não aparecem na página de busca. Da mesma forma, repertórios privados não estão disponíveis para cópia, mesmo que possuam músicas marcadas como públicas.

10. O site ToqueFácil possui auto-rolagem de músicas?
A auto-rolagem ou rolagem automática tradicional depende do tamanho da letra cifrada e da velocidade de execução, necessitando de ajuste a cada música. Na prática fica inviável tocar a sequência de um repertório dessa forma. O site ToqueFácil possui o modo de Paginação que permite visualizar um trecho maior da música, ampliando a percepção do conteúdo a ser tocado pelo músico. O aplicativo ToqueFácil e o software Desktop possuem os modos de Paginação e Rolagem Controlada (com a Licença). Na Rolagem Controlada o usuário tem o domínio sobre a direção e a velocidade de rolagem das músicas (além da exclusiva função Salto) e quando irá aplicá-las. Para maior praticidade, utilize os pedais TFPDU-201 ou TFPDB-X1 para fazer o controle de paginação e rolagem, deixando as mãos livres para o instrumento. Os pedais são necessários no modo de Paginação quando o aparelho está na horizontal (exibe 2 páginas por vez) e no modo de Rolagem Controlada.

11. Onde fica o painel de visualização?
O painel de visualização é onde são executadas as músicas e os repertórios. Em qualquer lugar do site, do aplicativo ou do software que você estiver visualizando uma lista de músicas ou repertórios, haverá ao lado o botão tocar ou . Este botão abre o painel de visualização com a música ou o repertório desejado.

12. Minha banda tem mais 4 integrantes e cada um possui uma conta no ToqueFácil. Podemos acessar os mesmos repertórios?
Sim. O ToqueFácil possui o exclusivo recurso Grupos. Com ele é possível reunir usuários e selecionar os repertórios que desejam compartilhar entre si. A praticidade deste recurso permite que as atualizações feitas nos repertórios estejam disponíveis automaticamente para todos os usuários membros do Grupo. Para saber mais sobre o recurso Grupos, clique AQUI.

13. Posso editar todos os repertórios e as músicas dos Grupos que eu faço parte?
Não é permitido que um usuário edite as músicas e repertórios de outro usuário, mesmo que façam parte do mesmo Grupo. Essa restrição visa evitar exclusões acidentais e edições indesejadas. Por segurança, cada membro do Grupo pode cadastrar, editar e excluir apenas o conteúdo da sua própria conta.

14. Só quem criou o Grupo precisa possuir a licença ou os membros também?
Este recurso está disponível para os usuários que possuem licença, seja para criar ou para participar dos Grupos. Sem a licença, a visualização dos repertórios no website, no app e no software é limitada. Logo, faz-se necessária a licença para ter acesso a todo o conteúdo do Grupo. Para saber mais detalhes sobre a licença e como adquiri-la, clique AQUI. Para entender o funcionamento do recurso Grupos e conhecer suas regras, clique AQUI.

15. Se eu excluir um repertório vou perder todas as músicas que estavam nele?
Não. O repertório guarda apenas a informação da sequência (ordem) das músicas. Ao excluir um repertório, as músicas que o compõem não são excluídas e permanecem na sua conta.

16. Às vezes eu clico em alguns botões do site e nada acontece. Como resolver?
1. Clique na opção "Sair" do menu do site e faça o login novamente. Este procedimento geralmente é suficiente.
2. Caso não resolva, acesse as configurações do navegador e em Privacidade e segurança clique em Configurações do site → Popups e redirecionamentos → Permitir redirecionamentos no Chrome ou Bloquear abertura de janelas → Exceções no Firefox. Adicione o endereço www.toquefacil.com.br. Salve, retorne ao site ToqueFácil e teste novamente.

Aplicativo

1. Fiz o meu cadastro no site e instalei o app mas não aparece nenhuma música ou repertório no meu celular. Por quê?
Para utilizar o aplicativo ToqueFácil, antes você precisa criar a sua conta no site, cadastrar suas músicas e montar seus repertórios. Depois basta você abrir o app e baixar o conteúdo da sua conta. Pronto!
Imagine o ToqueFácil como as suas pastas de música, porém com vários recursos e a praticidade de ter tudo disponível a qualquer momento no seu pc, notebook, tablet ou celular.

2. Cadastrei novas músicas e atualizei meus repertórios no site, mas no aplicativo não aparece as mudanças que fiz. Por que?
Sempre que você fizer qualquer modificação no seu conteúdo do site, atualize o seu aplicativo ToqueFácil através da opção Conteúdo do menu principal.

3. Por que não posso cadastrar as músicas e os repertórios pelo aplicativo?
Para oferecer um material de qualidade, disponibilizamos vários recursos para a edição de músicas e repertórios. Devido ao conteúdo necessário nessas páginas, a exibição em telas pequenas se torna inviável. Além disso, o trabalho de edição e o manuseio desses recursos fica muito mais fácil usando o teclado e o mouse.

4. Quero abrir o aplicativo e tocar uma música, como faço?
No menu do aplicativo você pode abrir qualquer música diretamente pela opção Músicas ou selecionar um repertório que contenha a música desejada através da opção Repertórios.

5. Meu celular possui a tela pequena. Vou conseguir usar o aplicativo do ToqueFácil nele?
Sim. O aplicativo ToqueFácil é compatível com o sistema android a partir da versão 4.1 e é super leve. O painel de visualização adapta o conteúdo de cada música à resolução do dispositivo móvel. Se o sistema operacional do seu aparelho for android versão 4.1 ou superior, o app abrirá sem problemas, mesmo em dispositivos com telas pequenas de 3.5 polegadas, por exemplo.

6. Qual dispositivo é mais indicado para usar com o app ToqueFácil?
Se o seu objetivo são as apresentações ao vivo, sugerimos os tablets com tela a partir de 10 polegadas para uma visualização mais confortável das músicas. Quanto à versão do Android, o aparelho necessitará da versão 4.3 ou superior com suporte ao Bluetooth LE 4.2 se você pretende utilizá-lo com o pedal Bluetooth TFPDB-X1, ou Android 6.0 ou superior com suporte à tecnologia OTG caso opte pelo pedal USB TFPDU-201. Os pedais são necessários no modo de Paginação quando o aparelho está na horizontal (exibe 2 páginas por vez) e no modo de Rolagem Controlada.

7. Os aplicativos ToqueFácil possuem a auto-rolagem de músicas?
A auto-rolagem ou rolagem automática tradicional depende do tamanho da letra cifrada e da velocidade de execução, necessitando de ajuste a cada música. Na prática fica inviável tocar a sequência de um repertório dessa forma. O aplicativo ToqueFácil possui dois modos para controle das músicas: Paginação e Rolagem Controlada (com a Licença). A Paginação permite visualizar um trecho maior da música, pois amplia a percepção do conteúdo a ser tocado pelo músico. Na Rolagem Controlada o usuário tem o domínio sobre a direção e a velocidade de rolagem das músicas (além da exclusiva função Salto) e quando irá aplicá-las. Para maior praticidade, utilize os pedais TFPDU-201 ou TFPDB-X1 para fazer o controle de paginação e rolagem, deixando as mãos livres para o instrumento. Os pedais são necessários no modo de Paginação quando o aparelho está na horizontal (exibe 2 páginas por vez) e no modo de Rolagem Controlada.

8. Eu posso personalizar o painel de visualização das músicas de modo que fique mais confortável para mim durante as minhas apresentações?
Sim. Você pode escolher várias opções como as cores para o fundo do painel, para a letra, as cifras, o refrão, as tablaturas e as frases que identificam a segunda voz (se for o caso). Você também pode selecionar o tipo e o tamanho da fonte da letra cifrada, se deseja visualizar ou não a coluna de acordes e as cifras, o formato dos acordes (destro ou canhoto) e etc. O painel ainda possui outros recursos essenciais para apresentações ao vivo como a mudança de tom e transporte automático das cifras em tempo real, e a busca de músicas que não estão no repertório que você está tocando.

9. Como faço para escolher o modo de 1 página de cada música por vez e o modo de 2 páginas por vez?
A seleção do modo de visualização é feita automaticamente pelo aplicativo. Antes de selecionar uma música ou repertório, posicione o aparelho na posição retrato (em pé) para visualizar 1 página por vez ou na posição paisagem (deitado) para visualizar 2 páginas por vez. Lembramos que aparelhos com largura real inferior a 960 pixels sempre exibirão 1 página por vez. A partir de 960 pixels reais de largura, o modo de 2 páginas por vez é carregado automaticamente. Nesses casos existe uma opção na tela de Configurações para travar a visualização das músicas em 1 página por vez mesmo que o aparelho possua 960 pixels reais de largura ou mais e esteja na posição paisagem.

10. Ao visualizar uma música no aplicativo, os últimos caracteres e linhas ficam cortados ou escondidos. Por que isso acontece?
O aplicativo ToqueFácil ajusta a letra da música conforme a resolução do aparelho, de forma que o conteúdo de cada página sempre fique enquadrado corretamente. Verifique se você editou as músicas corretamente no site pois o app tenta reproduzir as músicas da mesma forma que elas foram editadas, considerando, lógico, a resolução de cada aparelho. Veja também em Configurações → Tela do aparelho se você alterou as opções Tamanho da fonte e Tamanho da exibição. Ambas devem ficar marcadas como Padrão. Apesar dos apps ToqueFácil possuírem suas próprias configurações de fonte, alguns aparelhos sobrepõem essas informações com os valores do Android. Caso o problema continue, utilize a opção Ajustes de resolução na tela de Configurações do app para alterar o número de caracteres por linha ou o número de linhas por página. Veja mais sobre o ajuste de resolução na página Como funciona.

11. Gostaria de adquirir o app PRO mas não encontrei na Play Store, por quê?
O aplicativo ToqueFácil PRO não está mais disponível para novas aquisições. Para utilizar todos os recursos disponíveis no app Android, no software Windows e os recursos extras do site é necessário adquirir uma licença. Para saber mais detalhes sobre a licença e como adquiri-la, clique AQUI.

12. Abri o app mas ficou parado na tela preta inicial. Por que isso acontece e como resolver?
É provável que os dados armazenados no aplicativo estejam corrompidos. Para corrigir, acesse a página Como funciona do site, clique em Aplicativo → Solução de problemas e siga as instruções.

13. Já utilizo a licença no software Windows mas pretendo utilizar também o aplicativo Android. Preciso adquirir uma licença para cada?
Não. A licença fica vinculada à conta do usuário e não aos aparelhos. A mesma licença é válida para uso no website, no aplicativo Android e no software Windows. Para saber mais detalhes sobre as vantagens da licença, clique AQUI.

Software Desktop

1. Prefiro utilizar o notebook mas nem sempre há sinal de internet disponível para acessar o site. Qual alternativa eu tenho?
Você pode utilizar o software Windows ToqueFácil Desktop em seu pc ou notebook mesmo offline. O ToqueFácil Desktop é uma alternativa prática para você utilizar os mesmos recursos do aplicativo ToqueFácil diretamente no sistema operacional Windows sem a necessidade de instalar o emulador Android. Para saber mais detalhes, clique AQUI.

2. Abri o software mas ficou parado na tela preta inicial. Por que isso acontece e como resolver?
É provável que os dados armazenados no software estejam corrompidos. Para corrigir, acesse a página Como funciona do site, clique em Software Desktop → Solução de problemas e siga as instruções.

3. Pretendo utilizar o software Windows mas já utilizo a licença no aplicativo. Preciso de uma licença para cada?
Não. A licença fica vinculada à conta do usuário e não aos aparelhos. A mesma licença é válida para uso no website, no aplicativo Android e no software Windows. Para saber mais detalhes sobre as vantagens da licença, clique AQUI.

Licença

1. Para usar a licença eu preciso criar outra conta e reunir todas as músicas e repertórios novamente?
Não. Com a licença você continuará acessando a sua conta. A licença permite que você utilize vários recursos importantes que o plano gratuito não possui, como a visualização completa de todos os seus repertórios, busca de músicas pelo app ou software em todo o acervo do site, Momentos, letra sem cifra, tipos de letra, etc. Para conheccer os recursos disponíveis com a licença, clique AQUI.

2. Tenho celular, tablet e notebook. Preciso comprar uma licença para cada aparelho?
Não. A mesma licença é válida para uso no website, no aplicativo Android e no software Windows. A licença é intransferível e fica vinculada à conta do usuário e não aos aparelhos. Para saber mais detalhes sobre a licença, clique AQUI.

3. Sem a licença, eu poderei utilizar o aplicativo Android e o software Windows?
Sim. O aplicativo Android e o software Windows ToqueFácil Desktop estão disponíveis para todos os usuários, porém com recursos limitados. Para utilizar todos os recursos disponíveis no app Android, no software Windows e os recursos extras do site, adquira uma licença AQUI.

4. Eu possuo o app PRO. Terei acesso aos recursos extras do aplicativo Android e do software Windows?
Não. O aplicativo ToqueFácil PRO (indisponível para novas aquisições desde 2021) e a licença são duas opções diferentes e uma não dá direito à outra. Sem a licença você poderá utilizar o app Android (versão comum) e o software Windows mas com recursos limitados. Para adquirir ou saber mais detalhes sobre a licença, clique AQUI. Após a ativação da licença, utilize o app Android (versão comum) e o software Windows.

5. Se o período da minha licença terminar eu perco as minhas músicas e repertórios?
Não. Sem a licença você continuará acessando normalmente o conteúdo da sua conta no site. A função da licença é ativar todos os recursos disponíveis no app Android, no software Windows e os recursos extras do site. Recomendamos acessar a página Como funciona do site e clicar em Licença para entender o funcionamento.

6. Como saber quanto tempo falta para a minha licença terminar?
Acompanhe os detalhes da sua licença através da opção Meus pedidos do menu principal do site. Você receberá avisos no app e no software a partir dos últimos 30 dias da licença em uso.

7. Se eu comprar a licença no cartão, serei descontado todo ano?
O ToqueFácil não realiza cobrança recorrente. A renovação da licença é opcional. A renovação mantém o acesso a todos os recursos disponíveis no app, no software e os recursos extras do site. Caso decida pela renovação, o usuário deverá acessar as opções Planos ou Meus pedidos do menu principal do site e adquirir uma nova licença.

Pedal

1. A paginação com a mão às vezes me atrapalha. Existe outra maneira de fazer isso?
Sim. Para deixar suas apresentações mais dinâmicas, utilize os pedais TFPDU-201 ou TFPDB-X1. Assim você fica com as mãos livres enquanto controla a paginação ou a rolagem das músicas confortavelmente com os pés. Para saber mais detalhes sobre os pedais, clique AQUI.

2. Os pedais funcionam em quais equipamentos?
O pedal TFPDU-201 funciona em pc, notebook, tablet e celular que possuam conexão USB comum ou micro USB dos tipos B ou C (para outros tipos de conexão, utilize um adaptador OTG específico). É compatível com Windows, Linux e Android (android 6.0 ou superior), inclusive emuladores Android.
Já o pedal TFPDB-X1 funciona em pc, notebook, tablet e celular que possuam conexão Bluetooth LE 4.2. É compatível com Windows, Linux e Android (android 4.3 ou superior).

3. Conectei o pedal no meu tablet mas o controle das músicas não funciona. Por quê?
Para dispositivos móveis (tablet e celular), conecte (ou sincronize) o pedal no aparelho antes de abrir o aplicativo para que o mesmo reconheça e aceite os comandos do pedal. Talvez seja necessário baixar novamente o conteúdo da sua conta para o aplicativo. Para pc e notebook, geralmente o sistema operacional (Windows, Linux, etc) reconhece o pedal mesmo com o aplicativo em execução. Caso não reconheça, repita o mesmo procedimento para dispositivos móveis. Para saber mais detalhes sobre os pedais, clique AQUI.

4. Fico com receio de fazer compras pela internet. Como funciona o processo de compra do pedal?
Acesse a página dos pedais TFPDU-201 e TFPDB-X1 e leia todas as informações para certificar-se que o seu equipamento é compatível com o pedal escolhido. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. Se decidir pela compra, clique no botão "Eu quero!". Você será redirecionado(a) para o checkout do PagSeguro. Todo o processo de compra é feito em um ambiente seguro e criptografado. Após a confirmação do pagamento, enviaremos o seu pedal em até 2 dias úteis e você poderá acompanhar os detalhes de rastreamento do seu pedido através da opção Meus pedidos do menu principal do site.

Dúvidas:

Continua com dúvidas? Por favor entre em contato conosco.